A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou Audiência pública em Gavião

Uma Audiência Pública foi realizada no município de Gavião nessa ultima quarta feira (11) no Centro Cultural Rodão Moura. A pauta dessa Audiência foi a apresentação  do Plano de Gerenciamento  Integração do Resíduo sólido no Meio Ambiente. Esse plano tem como objetivo acabar com qualquer lixo  a céu aberto, como manda a Lei Federal   que trata desse interesse. Com prazo até 20 de setembro  2013 para todos os municípios apresentarem esse plano.  O município de Gavião é um dos  pioneiros na apresentação do plano, que após apresentado a população  será encaminhado para a Câmara de Vereadores para aprovação.

A audiência foi declarada aberta pelo senhor Joseval da silva Diretor do Meio Ambiente do município e articulador dessa reunião; que agradeceu a presença de todos e numa rápida explanação falou do que seria tratado na audiência;  apresentou a todos Tiago pina representante da Empresa Projeto Reciclar, Empresa contratada pelo município para fazer o trabalho de reciclagem do lixo e passou a palavra para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente  Adalberto  Oliveira (Beto) que fez o uso da palavra e frisou a importância ou melhor a necessidade da conscientização da população nesse processo de transformação na questão do lixo que será  reciclado no município. " O município tem investido em equipamentos e mão de obra para sanar esse problema que pertence a todos, nem só ao município;  para esse projeto obter o êxito esperado deve contar com apoio da população em suas residências na separação do material (lixo) em sacos específicos; agradeceu a presença do Secretário de Infra Estrutura do Município Pantaleão Raposo já que a Secretaria de Infra Estrutura é responsável direto pelo recolhimento do lixo no nosso município. Encerrou sua fala agradecendo a presença de todos destacou também a presença do poder legislativo que também se interessa por esse assunto.


com o andamento da audiência a palavra foi passada para o vereador Gilson Cunha presidente da Câmara que parabenizou a iniciativa e agradeceu a todos, também aos colegas vereadores que marcaram presença, essa luta não é só do município, todos nós devemos está engajados pra esse projeto da certo, a Câmara de vereadores vai se mobilizar para a aprovação desse plano, que será apresentado na Casa da Cidadania na próxima segunda feira.


Para conclui o trabalho Thiago Pina Engenheiro representante da empresa Projeto Reciclar, apresentou o plano, falou que de todos os municípios que visitou, apresentando seu trabalho, o município de Gavião, é considerado o mais limpo em todos os sentidos, tanto no lixo doméstico, quanto no lixo de entulho e restos de construção, mais isso não é suficiente, o que é lixo pra uns, será renda pra outros, por isso é que se recicla esse material (lixo). Será construído um galpão no município onde será reciclado esse lixo; isso não só vai deixar a cidade sem nenhum foco de lixo, como também vai gerar emprego para os moradores locais; isso é desenvolvimento econômico e Social; falou ainda que por onde passou os municípios também já estão se mobilizando, mais que o Gavião saiu na frente nesse sentido e destacou o trabalho de Joseval da Silva Diretor do Ambiente que se comprometeu em agilizar através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Parabenizou a Gestão Municipal pela conquista do caminhão compactador, que já foi licitado e que deve chegar a qualquer momento; poucos municípios de pequeno porte tem em sua frota um caminhão desse. Dentre outras falas ressaltou que não tem grupo politico,  que o trabalho dele é profissional, e que acredita que seu trabalho vai dar fruto, pois o município já tem uma boa estrutura, isso vai facilitar na implantação desse projeto. concluiu.

Estavam presentes os vereadores Gilson Cunha, Edilson Cunha, Márcia Nascimento, Manoel Augusto, José Dias, a Secretária de Assistência Social Maria Luiza, Coordenador do CRAS Eriedson Ferreira, representantes de associações, sindicatos, igrejas, membros e o presidente do Conselho de Meio Ambiente Décio Pamponet e população local. 

Por Olivia Carvalho
Seagri Gavião
Fotos Eriedson Ferreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário