A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mãe Stella assume cadeira na Academia Baiana de Letras

Ela é a primeira mãe-de-santo a entrar para a academia.
Cerimônia será realizada na noite desta quinta-feira, em Salvador.

Do G1 BA

Toma posse na noite desta quinta-feira (12) da cadeira 33 da Academia Baiana de Letras(ABL), a ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, também chamada de Mãe Stella de Oxóssi. A cerimônia será realizada às 20h, na sede da ABL, em Salvador, com saudação feita pela escritora e acadêmica Miriam Fraga.
Aos 88 anos, Mãe Stella é a primeira mãe-de-santo a entrar para a academia. Ela é formada em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e já publicou seis livros, com previsão de lançar uma sétima obra em breve, sobre o jogo de búzios. Em 2009, Mãe Stella recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
mãe stela de oxossi (Foto: Reprodução/TV Bahia)Mãe Stela de Oxóssi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Imortal da academia
A mãe-de-santo recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada no dia 25 de abril com o objetivo de escolher o novo nome para vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro, que morreu em janeiro.
Mãe Stella foi comunicada pelo presidente da Academia, Aramis Ribeiro Costa, e aceitou ser a nova "imortal". "Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Isso é absolutamente pioneiro, não tenho conhecimento disso em nenhum outra do Brasil ou do mundo. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável", comemorou.
O poeta Castro Alves é o patrono da cadeira 33, que já foi ocupada por nomes como Francisco Xavier Ferreira Marques, Heitor Praguer Frois, Waldemar Magalhães Mattos, além de Ubiratan, que era presidente da Fundação Pedro Calmon.
A Academia de Letras da Bahia tem 40 membros, entre eles, João Ubaldo Ribeiro, José Carlos Capinan, Myrian Fraga, Cid Teixeira, Ruy Espinheira Filho, Consuelo Pondé, Hélio Pólvora, Florisvaldo Matttos e Edivaldo Boaventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário