A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Profissionais da MRM trabalham forte para acelerar o processo de interligação das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe


 
 
Na tarde desta terça-feira (13), na BR 407 que liga Capim Grosso a Juazeiro, registramos a presença de profissionais da MRM, empresa que conduz os trabalhos de interligação das barragens do Distrito de Pedras Altas ao município de São José do Jacúipe. Em conversa com um dos representantes da empresas, fomos informados de que o trabalho que está sendo realizado nas proximidades da ponte do Rio do Peixe, se refere à conclusão de uma etapa da realização. Tem trabalho sendo realizado simultaneamente no Km 06, Km 15 e em Pedras Altas.
No Km 15 a empresa está concluindo a edificação de uma caixa d’água, com altura de mais de 20 metros e com capacidade para 150 mil litros de água. A partir desse reservatório várias comunidades da região serão beneficiadas com o abastecimento de água. Tem uma caixa sendo construída de menor potencial na região do Grito do Porco, com previsão de construção de mais caixas, uma no Rio do Peixe e mais outra em localidade não identificada pelo representante da empresa.
A obra que não tem previsão para ser concluída assim informou um dos representantes da empresa passará ainda pelo trabalho de interligação no Rio do Peixe, Pereira de Santa Luz e Povoado do Peixe, dentre outras realizações.
Quando a obra estiver realmente concluída além de beneficiar os municípios de Capim Grosso, São José do Jacuípe, Quixabeira, Jacobina, se estenderá ainda para toda a adutora do sisal, na verdade serão mais de 170 mil pessoas que serão alcançadas pela construção do sistema de interligação entre a Barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, com a Adutora do Sisal. O projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur - é fruto da demanda da região pelo abastecimento de água adequado. Atualmente, o Sistema Adutor do Sisal abastece quatorze municípios e mais de uma centena de localidades, e utiliza o reservatório da barragem de São José do Jacuípe, que apresenta elevado teor de cloretos, tornando a água imprópria para consumo humano. Com o projeto proposto, a captação de água será feita na Barragem de Pedras Altas, implantada no rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas, que atendem os municípios de Capim Grosso; São José do Jacuípe; Capela do Alto Alegre/Pintadas; Gavião; São Domingos/Ouro Verde/Santa Rita/de Valente; Nova Fátima; Barreiros/Terra Branca/Peões; Pé de Serra/Tabuleiro de Santo Agostinho/ SAA de Aparecida; Riachão do Jacuípe/Chapada/Italmar/Ichu/Candeal. A obra tem o prazo estimado em 15 meses para a conclusão e terá o investimento de R$ 45.768.141,26.
Texto e Foto: Arnaldo Silva.
 Fonte: www.arnaldosilvaradialista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário