No Km 15 a empresa está concluindo a edificação de uma caixa d’água, com altura de mais de 20 metros e com capacidade para 150 mil litros de água. A partir desse reservatório várias comunidades da região serão beneficiadas com o abastecimento de água. Tem uma caixa sendo construída de menor potencial na região do Grito do Porco, com previsão de construção de mais caixas, uma no Rio do Peixe e mais outra em localidade não identificada pelo representante da empresa.
A obra que não tem previsão para ser concluída assim informou um dos representantes da empresa passará ainda pelo trabalho de interligação no Rio do Peixe, Pereira de Santa Luz e Povoado do Peixe, dentre outras realizações.
Quando a obra estiver realmente concluída além de beneficiar os municípios de Capim Grosso, São José do Jacuípe, Quixabeira, Jacobina, se estenderá ainda para toda a adutora do sisal, na verdade serão mais de 170 mil pessoas que serão alcançadas pela construção do sistema de interligação entre a Barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, com a Adutora do Sisal. O projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur - é fruto da demanda da região pelo abastecimento de água adequado. Atualmente, o Sistema Adutor do Sisal abastece quatorze municípios e mais de uma centena de localidades, e utiliza o reservatório da barragem de São José do Jacuípe, que apresenta elevado teor de cloretos, tornando a água imprópria para consumo humano. Com o projeto proposto, a captação de água será feita na Barragem de Pedras Altas, implantada no rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas, que atendem os municípios de Capim Grosso; São José do Jacuípe; Capela do Alto Alegre/Pintadas; Gavião; São Domingos/Ouro Verde/Santa Rita/de Valente; Nova Fátima; Barreiros/Terra Branca/Peões; Pé de Serra/Tabuleiro de Santo Agostinho/ SAA de Aparecida; Riachão do Jacuípe/Chapada/Italmar/Ichu/Candeal. A obra tem o prazo estimado em 15 meses para a conclusão e terá o investimento de R$ 45.768.141,26.
Texto e Foto: Arnaldo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário