Já está disponivel na Caixa Econômica, ou nos pontos de atendimento da Caixa, a 1ª parcela do seguro safra do municipio de Gavião Ba. O pagamento segue a programação do bolsa familia, de acordo com o número do NIS. Cartão do final 1 recebe dia 18 janeiro, final 2 dia 19, final 3 dia 20, assim segue até o dia 31 de janeiro com o final do cartão 0, contam-se apenas os dias úteis da semana.
O GARANTIA SAFRA é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF que busca atender a um grupo específico de agricultores familiares da região semi-árida do Brasil. Um dos pontos positivos do Garantia Safra é a promoção da solidariedade na construção conjunta de um seguro, envolvendo os três entes federativos( os municípios, os governos estaduais e a união) no atendimento aos agricultores, garantindo condições mínimas de sobrevivência em casos de perda de produção comprovada na forma do regulamento, pelo menos 50% (cinqüenta por cento) da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, após verificada a regularidade quanto ao recolhimento das contribuições individuais dos agricultores familiares, dos municípios e dos Estados.
Embora implantado em 2003 pelo Governo Federal, o programa só chegou em Gavião em 2009, e pela terceira vez consecutiva os produtores estão recebendo o seguro, em 4 parcelas de 160 reais mensais, no total são 156 familias cadastradas.
Para Beto Oliveira coordenador do programa no município, o programa serve de incentivo para o produtor que cultiva a lavoura do milho e feijão, pois sabe-se que as condições climáticas no sertão nem sempre são favoráveis para o plantio, o seguro safra é uma garantia de ressarcir o que foi gasto na atividade.
A prefeita Benvinda de Laurindo destacou o trabalho da Secretaria de Agricultura do município, falou também da parceria entre produtor, municipio estado e união, estou feliz em ver que programa como esse, de incentivo social, vem dando certo no nosso município".
Da redação do GAVIÃO NOTÍCIAS.
Fonte: www.adalbertogaviao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário