A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAPIM GROSSO: Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública com a Coelba


A Audiência teve como principal objetivo, esclarecer a população do município quais as causas das frequentes quedas e faltas de energia.

Em iniciativa tomada pela Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso, atualmente presidida pelo vereador Manoel Fernandes, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04, Audiência Pública com a presença de representantes da empresaCoelba Grupo Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Capim Grosso e cidades da região. A Audiência teve como principal objetivo, esclarecer a população do município quais as causas das frequentes quedas e faltas de energia, o que tem causado transtornos à moradores, e prejuízos a comércios e empresas com a queima de aparelhos.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Ney Rios, Hildete Carvalho, Arivelton Mota, Samoel Moto Taxi, Bruno Vitor, Antonio de Braz, Frank Neto que representou o Prefeito Sivaldo Rios, e vice-presidente da Casa, Vivaldo Moreira, que conduziu os trabalhos na ausência do Presidente Manoel Fernandes, além de Dr. Daniel Novais, Secretário de Assistência Social, Sandra Martins, Presidente do Sindicato dosTrabalhadores Rurais, Associação Comercial, e representantes da Coelba; o Presidente da Coelba de Jacobina, Dorivaldo, Engenheiro de Operação, Leonardo Leite, Gestor Regional, Pacheco, e Bruno Mota, representante da Coelba de Juazeiro.



No inicio da cerimônia, foram explanados através de gráficos os motivos de tantas quedas de energia durante o mês de novembro, que segundo o pronunciamento dos representantes da Coelba, ocorreram pela incidência de descargas elétricas, devido a chuva na região. A população que estava presente teve oportunidade de tirar algumas duvidas através de perguntas direcionadas aos representantes:

Pergunta – Sobre as quedas de energia momentâneas, que duram apenas alguns segundos causando queima de eletrodomésticos e equipamentos:
Foi respondido que a Coelba demanda de continuada manutenção dos aparelhos para que esse tipo de incidente seja evitado ao máximo, já que não é possível prevê-los ou impedi-los.

Pergunta – Sobre o fornecimento de energia na zona rural do município:
Após a pergunta de uma moradora, um dos representantes justificou que nesses casos a responsabilidade é do Governo Federal, através do projeto ‘Luz Para Todos’, ressaltando que a empresa apenas executa o trabalho.

O vereador Bruno Vitor ao fazer uso da palavra, mostrou-se triste com a ausência da população no evento, “a população cobra, mas na hora de participar não vem”, lamentou. O Edil mostroufotos de comércios onde postes de iluminação foram colocados de forma errada, trazendo grandes problemas ao proprietário e riscos de acidentes nos locais. O representante respondeu que o problema neste caso, foi causado pelo avanço da obra em direção a rua. Foi proposta uma visita técnica ao local, para avaliação da possível retirada do poste.

Frank Neto, ao falar da colocação de postes de maneira irregular, abordou o crescimento das construções em Capim Grosso, que aumentam a área de extensão do município, sendo muitas vezes o motivo de tantas irregularidades nas ruas.

Após pergunta do vereador Samoel Ferreira sobre as escolas que não tem capacidade de colocar computadores em funcionamento devido às quedas de energia, questionou de quem seria a responsabilidade de adequar a capacidade dessas redes elétricas. Foi justificado que quando há a aquisição de mais aparelhos elétricos, é necessário informar a Coelba para que a capacidade da rede seja ampliada. A medida é válida para escolas, comércios, residências e todo o tipo de logradouro que faça uso de energia elétrica. 

A audiência foi finalizada com palavras do Diretor da empresa, que ressaltou o empenho que os funcionários tem em fornecer um serviço de qualidade para a população.

Fonte: http://www.frnoticias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário