Nos dias 24 e 25 de março de 2014, o CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável), junto ao Adapta Sertão e o Prêmio Mandacaru, iram realiza o II Seminário “Águas da Bacia do Jacuípe” na cidade de Riachão do Jacuípe.
O evento tem o objetivo de aprofundar o diálogo e debater políticas públicas em torno da questão dos recursos hídricos existentes e assegurar o suprimento das necessidades da água de uso doméstico e de produção no Território Bacia do Jacuípe.
É do conhecimento de todos(as) que o Semiárido brasileiro, região, que a Bacia do Jacuípe está inserida, tem como principal característica os ciclos de estiagem. No entanto, especialistas afirmam que o problema do Semiárido não é a falta de chuva especificamente, mas a insuficiência de investimento público para a captação e gerenciamento da água.
Neste contexto, o II Seminário “Águas da Bacia do Jacuípe”, buscará conscientizar a população para o uso adequado da água e para a preservação dos mananciais; Contribuir para o planejamento de ações que aumentem a capacidade de armazenamento de água nos municípios da Bacia do Jacuípe; Apresentar estudos e promover debates a respeito dos índices de evaporação presentes na região bem como da importância da proteção dos corpos d’água existentes; Aprofundar os fatores históricos e geográficos que levaram a atual conjuntura hídrica da região e reivindicar junto aos órgãos do governo estadual e federal uma política permanente de preservação dos recursos hídricos e ampliação da capacidade de armazenamento da água.
A atividade será realizada na AABB de Riachão do Jacuípe e contará com representantes de universidades, organizações não governamentais que militam com a convivência com o semiárido, agricultores, piscicultores e agentes políticos das esferas municipais, estadual e federal.
Redação: Jorge Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário