A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prestadoras de telefonia móvel assinam Termo de Compromisso para compartilhamento de infraestrutura 4G



Medida prevê ainda a redução do impacto urbanístico causado pela implantação
das antenas e maior agilidade e sucesso no processo de licenciamento municipal 

Brasília, 16 – As prestadoras de telefonia móvel Claro, Oi, TIM e Vivo, assinaram hoje um Termo de Compromisso para intensificar o compartilhamento de infraestrutura de quarta geração (4G) de telefonia móvel. Com a medida, as prestadoras reforçam seu trabalho em promover a expansão dos acessos, a ampliação da cobertura e a oferta de serviços modernos de telecomunicações.
Além de intensificar o compartilhamento, o termo estabelece ainda outros dois objetivos: o de reduzir o impacto urbanístico causado pela implantação das antenas e o de proporcionar maior agilidade e sucesso no processo de licenciamento municipal para instalação de infraestrutura, visando o cumprimento das metas estabelecidas.
No documento, as prestadoras se comprometem a minimizar a duplicidade de elementos físicos de suporte à rede nos sites de telefonia móvel. Assumem também o compromisso de dar agilidade aos processos internos de decisão e execução de compartilhamento, definindo padrões de sites que já considerem seu uso por mais de uma prestadora e que tenham menor impacto urbanístico. Nesse sentido, os novos sites de 4G devem ser construídos dentro de especificações, que facilitem e acelerem o processo de licenciamento.
A expansão da telefonia móvel no País e a oferta de serviços com qualidade e cobertura adequada de sinais, antes de ser um desejo de todo brasileiro é um objetivo perseguido continuamente pelas prestadoras de telecomunicações. E o caminho para alcançar essa meta passa pelo envolvimento maior das autoridades públicas nesse propósito de ter mais pessoas se comunicando, utilizando novas formas de conectividade, com preços mais baixos e maior qualidade.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) entende que as prestadoras, com a assinatura desse Termo de Compromisso estão fazendo sua parte para minimizar os problemas de infraestrutura. Agora cabe ao Poder Público, especialmente o municipal, desenvolver ações que derrubem as barreiras da legislação e a burocracia processual que hoje dificultam e muitas vezes impedem essa expansão dos serviços. São mais de 250 diferentes leis municipais com exigências que inviabilizam o avanço da infraestrutura e, em muitos casos, uma cobertura adequada de sinais.
A assinatura do Termo de Compromisso visa também viabilizar a continuidade dos investimentos em telecomunicações. As empresas do setor renovam seu compromisso de continuar acreditando e investindo no Brasil para que tenhamos um país moderno, mais justo e em acelerado processo de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário