Tirar o telemóvel a uma criança pode ser a solução para
notas melhores nos testes, de acordo com um novo estudo britânico. Alguns pais
querem estar em permanente contacto com os filhos mas muitos professores dizem
que ossmartphones são motivo de distracção – o novo
relatório revela políticas restritivas em algumas escolas.
Para o estudo, os investigadores Richard Murphy e
Louis-Philippe Beland, da London School of Economics, analisaram os resultados
de 130 mil estudantes de 16 anos, de 91 escolas britânicas. Entre as 91
escolas, a política de uso de telemóveis era diferente e essa foi uma das
variáveis tida em conta quando analisados os resultados dos testes dos
estudantes.
“Descobrimos que, para estes alunos, banir os telemóveis
teve um impacto equivalente a uma hora adicional por semana na escola ou um
aumento do ano escolar em cinco dias”, explicaram os investigadores à CNN.
Em termos práticos, os economistas concluíram que os
resultados dos estudantes aumentavam em 6,4% quando a escola proibia os
telemóveis. E nos estudantes que habitualmente não cumprem as expectativas, os
resultados dos testes aumentaram em 14%.
De acordo com o estudo, “os alunos com baixos resultados são
mais propensos a distraírem-se com a presença dos telemóveis enquanto os que
têm bons resultados conseguem concentrar-se na sala de aula, independentemente
da política de telemóveis”.
Em declarações à CNN, Murphy e Beland salientam que os
telemóveis e outras tecnologias podem, em algumas circunstâncias, ser usados
para aumentar a aprendizagem. No entanto, explicam que estes trazem “alguns
inconvenientes” e distracções, aludindo à tentação de enviar mensagens de
texto, jogar ou utilizar as redes sociais no telemóvel.
Fonte: http://publico.uol.com.br/
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