A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 6 de março de 2015

Gavião: Câmara de Vereadores retomam as atividades após recesso


Teve inicio na última segunda-feira dia 02 de março de 2015, atividades da Câmara Municipal de Vereadores do município de Gavião - Bahia. Sendo que esta legislatura será comandada pelo presidente Valdemir Oliveira (Vei de Tutu).

No inicio da Sessão o presidente Valdemir abriu os trabalhos dando boas vindas aos colegas vereadores e a todos os presente. O primeiro secretário Edílson Cunha, iniciou também dando boas vindas a toda a população que estava presente na sessão, e em seguida apresentou as matérias em tramitação na casa, um projeto sobre o meio ambiente e o projeto de alteração da Lei 206 de 18 de maio de 2006, sobre o Conselho do CMDCA e Conselho Tutelar.


O vereador Dílson Cunha, iniciou também dando boas vindas aos presentes na sessão e fazendo alguns comentários aos projetos em tramitação na casa.


O vereador Manoel Augusto, conhecido como Manoel do tomate, começa falando da situação vexatória em que se encontra o nosso país no momento, em seguida faz graves comentários sobre os profissionais servidores do município de Gavião que passam pela humilhação de receber meio salário, fazendo referencia a alguns desses servidores que estavam presentes na sessão, a exemplo da Srª Luciene que é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, ele comenta também sobre o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, por fim ele faz referencia a situação da saúde de nosso município que está cada vez pior, não tem remédios na farmácia básica, e os profissionais como médicos e enfermeiros somem a cada dia.


O vereador e ex-presidente da casa Gilson Cunha, falou da satisfação de ter a presença de todos os visitantes presentes na casa, e lembra que mesmo tendo ficado em recesso durante esse tempo o vereador não parou estava sempre visitando o interior do município.


A vereadora Márcia Almeida Gomes, saúda a todos os presentes, fazendo referencia a Margarida, conhecida como Margarida do sindicato, representando a todos os Agentes Comunitários de Saúde que lutam pela aprovação do piso salarial da categoria, e também saúda os funcionários que recebem meio salário, em seguida ela fala do projeto de lei que altera a Lei do CMDCA e Conselho Tutelar, fala também da diminuição dos recursos do Fundeb, que depende do número de alunos no município matriculados nas escolas, faz importantes colocações a respeito da situação econômica, e política em que o país está atravessando no momento, em seguida ela agradece ao Sr. Raul Moura que fez a doação de um terreno para a construção do Cemitério Comunitário para o município de Gavião. Por fim ela pede ao professor Armando Nascimento que na próxima sessão possa fazer alguns esclarecimentos a respeito do projeto de lei que altera  a Lei do CMDCA.


O vereador José Souza Silva, conhecido como "Zé de Zuca", inicia fazendo cobranças de providencias sobre a situação de como a polícia está interceptando as pessoas na cidade de Gavião em relação a lei de uso dos capacetes, onde as pessoas proprietárias de moto agora não pode nem dar carona a um amigo se não estiver com capacete, sendo que em outros municípios em que existe esta lei as pessoas não são abordadas dessa forma com certa violência, ele fala também sobre a permissão do uso de som nas praças públicas, onde aqui em nosso município não é permitido de forma nenhuma, e a consequência dessa proibição é os finais de semana totalmente sem movimentos, sendo que em outras cidades e distritos, a exemplo do distrito de Itatiaia e Pereira de Santa Luz não existe esta proibição.



O vereador José Dias Gomes, agradece a todos os presentes na sessão, saudando os professores do município e também os agentes comunitários de saúde, e os servidores que ganham meio salário, e diz que as mães de alunos estão reclamando e cobrando bastante sobre que as aulas começaram e não tem merenda escolar, lembrando também que no último dia 28 de fevereiro aconteceu uma festa de cavalgada na região do Cantinho.


O vereador Lourival Filho "Tinho de Zuzu", iniciou o seu pronunciamento saudando a todos os presentes a exemplo das autoridades ali presentes, lembrando que os vereadores estiveram de recesso por quase 03 meses, ele fala que irá apresentar uma indicação de um projeto para ser implantado no município, onde os alunos que se destacarem durante o ano com bom comportamento e boas notas, com uma viagem de cunho cultural a museus e outros lugares, com acompanhamento dos professores com tudo pago pela administração do município. Ele falou também de um caso atípico em nosso país onde no oeste da Bahia aconteceu que uma senhora idosa foi presa por não ter condições financeiras de pagar o valor de 4 mil reais de pensão alimentícia de seus netos, fez comentários também sobre a questão dos carros de som nos finais de semana, onde algumas pessoas havia dito que essa proibição teria sido culpa do vereador Tinho, onde na verdade ele não tem culpa nenhuma sobre isso, cita um exemplo de sua mãe uma idosa de mais de 70 anos que em finais de semana tem que ir assistir televisão na casa de uma filha por não conseguir assistir em casa em decorrência do barulho. Ele também fala do projeto de lei do CMDCA e Conselho Tutelar, citando o artigo 18º onde fala das exigências de alguns critérios para concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar, o vereador também critica a secretaria de educação por está liberando os alunos das escolas às 9:00 horas por falta de merenda escolar e diz que se libera os alunos nesse horário com certeza o professor também vai embora não fica na escola.


O vereador Edílson Cunha, inicia saudando a todos os presentes fazendo referencia a imprensa presente na sessão, a exemplo do BLOG DIÁRIO GAVIONENSE, do professor Armando Nascimento, ele fala sobre o programa mais educação que está sendo implantado no município este ano onde a vereadora Márcia Almeida que será coordenadora do programa, ele também cobra do presidente da casa a transmissão das sessões da câmara via rádio para que as pessoas que moram na zona rural do município possam acompanhar também as sessões, em seguida comenta sobre o projeto de alteração da  lei do CMDCA e Conselho Tutelar em tramitação na casa.

Texto e fotos: Armando Nascimento


    




Um comentário:

  1. parabéns Professor pela postagem, e parabéns por mostrar como sempre, aquilo que seja verdade. atitudes como essas edifica que escreve e que lê. abraços

    ResponderExcluir