A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Tempestade: Feira de Santana registrou fenômeno raro na madrugada de domingo (22)


Tempestade: Feira de Santana registrou fenômeno raro na madrugada de domingo (22)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Rosângela Leal, coordenadora da Estação
 Climatológica da Uefs

Os raios, trovões e a chuva que ocorreram entre duas e três horas da madrugada de domingo (22) em Feira de Santana, foram provocados por uma tempestade. A informação foi dada pela professora Rosângela Leal, coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ela explicou o fenômeno raio, como ele se forma, sua intensidade e os perigos para as pessoas.
“O raio se forma devido a um choque que ocorre entre descargas elétricas de massa de ar de diferentes temperaturas, carregadas eletricamente de cargas positivas e negativas. Tínhamos uma massa de ar muito quente estacionadas sobre a região de Feira de Santana, desde dezembro, e houve a entrada de massa fria em nossa cidade, causando choque entre as duas massas, provocando trovões, raios e relâmpagos”, esclareceu Rosângela.


Segundo ela, esse fenômeno não é comum em Feira de Santana e foi mesmo uma tempestade que se abateu sobre a cidade na madrugada de domingo. Outra observação feita pela professora, é que esse encontro de massa não provocou tanta chuva, como na quinta-feira (19). Ela disse que o fato foi inesperado. De acordo com Rosângela Leal, não é comum trovões e raios durante a madrugada e sim no período da tarde.
A coordenadora da Estação Climatológica explicou que a intensidade de um raio é comparável a de uma bomba atômica e é avaliado em megatons. Ela orienta que as pessoas devem ter bastante cuidado quando houver raios, principalmente não ficando em espaços abertos e em baixo de árvores. Estando em área urbana, ela orienta que as pessoas evitem sair às ruas ou ir para lugares abertos com pouca habitação. Uma forma de se proteger dos raios, segundo explicou, é se a pessoa estiver dentro de um carro. Ela deve evitar sair, pois estará protegido pelo fato dos pneus isolarem o veículo do chão.

Fonte: http://www.acordacidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário