A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Grupo se mobiliza para conseguir implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia

“A mobilização surgiu da necessidade de nossa cidade entrar nas discussões e lutar pelo ensino superior público de qualidade.”


O sonho de muitos capimgrossenses de ter acesso a cursos superiores, com educação gratuita e de qualidade, está tendo cada vez mais possibilidades de se tornar real. Há pouquíssimo tempo, a cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, recebeu um Campus da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde está sendo implantada a Educação a Distância. A aula inaugural da Universidade ocorreu no dia 20 de fevereiro do corrente ano, trazendo, inicialmente, o curso de Bacharelado em Administração Pública, para aproximadamente 25 alunos. E futuramente, o campus receberá também os cursos de Educação Física e Biologia.

Para alegria de todos, nasce mais uma grande possibilidade de se trazer formação integral para a região, com a possível criação e instalação de um campus da UFNB – Universidade Federal do Nordeste da Bahia, tema que está sendo discutido por grupos de jovens interessados em realizar mobilizações na região, para que o tão grande sonho se torne, de fato, uma realidade na educação capimgrossense.

“A mobilização surgiu da necessidade de nossa cidade entrar nas discussões e lutar pelo ensino superior público de qualidade. Visando oportunizar a entrada de pessoas no ensino superior, tanto do nosso município, quanto dos municípios da região”, afirma Tiago Matias, capimgrossense, estudante do último semestre do curso de Psicologia na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, responsável pelo inicio da movimentação em Capim Grosso.
 
A UFNB ainda é uma proposta de alguns municípios da Região da Adutora do Sisal, que estão se articulando e construindo audiências públicas com participação popular, para fomentar e dialogar sobre a implantação da Universidade nessa região.
Com a UFNB em Capim Grosso, não apenas os índices de qualidade educacionais irão crescer, mas sim a especulação imobiliária, o comércio, a venda de produtos destinados à vida universitária, bem como, aumento nos investimentos no município e geração de emprego e renda.
No Facebook, há o grupo “Eu quero a UFNB em Capim Grosso”, onde interessados podem conseguir informações a cerca do tema e manifestar suas ideias e apoio à causa, que necessita de total incentivo de toda a sociedade civil, para que esse tão grande sonho seja consolidado.

Uma petição pública foi criada, no intuito de colher assinaturas para fortalecer as cobranças diante das autoridades, sendo direcionada à Presidenta da República, ao Governador do Estado e ao Prefeito de Capim Grosso. Estando disponível através do site www.peticaopublica.com.br.


Fonte: http://www.frnoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário