A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ministério das Comunicações e prestadoras de telefonia móvel


Projeto-piloto será desenvolvido na cidade de São Sebastião (DF) e envolverá
80 pessoas da comunidade, que terão conexão gratuita pelo celular

Brasília, 12 - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lançou hoje um projeto-piloto para testar a oferta de acesso gratuito à internet, conhecido como banda larga 0800. Numa iniciativa inédita das prestadoras de telefonia móvel, o projeto permitirá que o usuário acesse sites da internet pelo celular, mesmo que não seja assinante de um plano de banda larga.
Assim como as ligações gratuitas para telefones 0800, a conexão à internet será paga pelo site que está oferecendo o serviço, como portais do governo federal, em que o cidadão possa se informar, por exemplo, sobre ofertas de emprego, agenda cultural, horários de ônibus, concursos públicos e notícias em geral.
Os testes, que começarão oficialmente no sábado (14/7), em evento na cidade de São Sebastião (DF), próxima a Brasília, terão duração de 15 dias e envolverão 80 pessoas da comunidade, selecionadas pelo governo do Distrito Federal. As prestadoras Claro, Oi, TIM e Vivo fornecerão os aparelhos de telefone celular e darão suporte técnico, financeiro e operacional ao projeto. 
Para a fase de testes, o Ministério das Comunicações criou um portal específico - bandalarga.0800.br - que poderá ser acessado gratuitamente via celular pelas pessoas selecionadas. O Ministério distribuirá aos usuários um questionário para conhecer as dificuldades de navegação e a aceitação da facilidade.
Após o período de testes, será definido o público-alvo, que poderá envolver pessoas que já fazem parte de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Também serão estudadas as necessárias adequações de redes e sistemas. Comprovada sua viabilidade técnica e econômica, o projeto pode evoluir para o setor privado, como bancos e sites de compra, por exemplo.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ressalta o compromisso das prestadoras com a expansão da banda larga no País, como importante veículo de inclusão social e de acesso da população brasileira à moderna sociedade do conhecimento.




Assessoria de Imprensa SindiTelebrasil
imprensa@sinditelebrasil.org.br
(61) 2105-7455 / (61) 2105-7457

Nenhum comentário:

Postar um comentário