![]() |
CRAS - Centro de Referencia e Assistencia Social de Gavião |
O câncer bucal é uma patologia que geralmente ocorre nos lábios, mais frequentemente no lábio inferior, dentro da cavidade bucal, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens, atingindo principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica bidestilada, é um dos principais fatores de risco.
Se não for diagnosticado precocemente, o câncer de boca pode exigir tratamentos que vão da cirurgia à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com 50% de taxa de sobrevivência de cinco anos. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato dos primeiros sinais e sintomas não serem identificados no início. O diagnóstico precoce é fundamental e a própria idade somada a fatores educacionais levam à necessidade de orientações para esta parcela da população.
Apresentar casos reais de problemas relacionados à falta de higiene bucal, além de oferecer ao público presente, dicas de escovação e utilização correta dos enxagues e fio dental será uma das prioridades "relata o Dr. Wagner".
Fonte: www.gaviaoemdestaque.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário