A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conferência da Juventude baiana é a maior do Brasil


A 2ª Conferência Estadual de Juventude da Bahia começou nesta sexta-feira, 28, sob gritos de guerra, protesto, música, teatro e participação de aproximadamente 2 mil jovens, a mair já realizada no País. Com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, do senador Walter Pinheiro, do secretário de Comunicação Robinson Almeida, dentre outras lideranças políticas.
Em meios aos gritos de guerra e aplausos da juventude o governador reagiu dizendo que em nenhum momento outro gestor da Bahia tentou dialogar com este segmento. O petista reafirmou seu compromisso com a juventude e disse que a nova história da Bahia está sendo construída coletivamente. “Nós entendemos que é preciso abrir um diálogo. Quando uma decisão é tomada em conjunto ela é mais forte e duradoura, por isso, convocamos os jovens a apresentar suas demandas durante a 1ª Conferência, quando eles levantaram mais de 144 pontos, dos quais 20 foram apontados como prioritários e estão no Plano Estadual da Juventude, que tramita na Assembleia Legislativa. Nessa 2ª Conferência, vamos rever toda essa discussão”, definiu o governador.
Na Bahia, a população jovem entre 15 e 29 anos representa 30% do total com 4,5 milhões de pessoas. Pelo Estado foram realizadas 300 conferências municipais e territoriais com a mobilização de cerca de 60 mil pessoas.
O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, parabenizou o governo baiano por potencializar o debate nacional ao realizar uma conferência tão representativa como essa. “Uma conferência excelente. A Bahia está preparada para o debate e muito bem mobilizada. Esperamos que saia daqui um grande número de delegados para a conferência nacional”, explicou Medina.

A deputada estadual Neusa Cadore (PT), que não pode participar por causa de outro evento no Oeste baiano, disse que ficou muito contente com a mobilizações dos jovens baianos. Ela informou ainda que o Mandato da Gente ajudou na mobilização e organização de dezenas de conferências em todo o Estado.
O evento acontece até domingo, 30, na Escola Parque, no bairro da Caixa D'Água, em Salvador.
 
Ascom Mandato da Gente - Paulo Marcos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário