A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Capim Grosso: Primeira Audiência em prol da UFNB foi realizada com sucesso

A Primeira Audiência Pública em prol do Movimento “Queremos a UFNB em Capim Grosso” foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16.
A Primeira Audiência Pública em prol do Movimento “Queremos a UFNB em Capim Grosso” foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16, no Colégio CETEP, localizado no Bairro José Mendes de Queiróz, contando com a presença do Poder Público, Sociedade Civil, imprensa, alunos e população, com intervenções de alguns grupos culturais e musicais do município, como Escola de Música Flor do Meu Sertão, Grupo de Graffiti e Fanfarra de Capim Grosso.
audiencia

O evento foi iniciado com a montagem da mesa, sendo composta por diversas entidades do município, como Pe. Moreira (Igreja Católica), Vero Matos (representando as secretarias municipais), Nayara César (Diretora do CETEP), Valdomiro Sampaio (Rotary Club), Ádina Rios (Juventude e imprensa), Lindomar Almeida (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), Thiago Matos (Coletivo Central de Estudantes), Vereador Vivaldo Moreira (Poder Legislativo), Ed Carlos (Secretário de Educação do município), Professor e Vereador Ney Rios (Coordenador da Comissão Organizadora), Carlos Alberto (Vice-Prefeito do município de Pintadas, integrante da Comissão Interterritorial de mobilização da UFNB), Prefeito Sivaldo Rios e Deputada Neusa Cadore.

 Após os representantes se pronunciarem, a Deputada Neusa Cadore fez uso da palavra, parabenizando o município de Capim Grosso pela mobilização. Mostrou-se feliz por estar presente no evento, descrevendo a luta por uma Universidade que abranja o Norte da Bahia, como válida e necessária para o fortalecimento do ensino superior no nordeste, já que se trata de reparação de injustiças e desigualdades sociais. “Eu acredito que nós vamos conseguir. Capim Grosso é merecedor dessa conquista”, finalizou.

O Prefeito Sivaldo Rios iniciou saudando a mesa e os presentes, falando dos desafios que encontra para gerir o município, citando seus investimentos em cultura e educação, mostrando seu total apoio ao Movimento pela UFNB. Parabenizou a Comissão Organizadora pela mobilização e pediu apoio de toda a população, já que Capim Grosso se comprometeu a contribuir com assinaturas à favor da causa.

No intuito de trazer informação a cerca das reais possibilidades de Capim Grosso receber a Universidade, Carlos Alberto, integrante da Comissão Interterritorial de mobilização da UFNB, mostrou a mobilização que está sendo feita pelos quatro Territórios engajados na causa; Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste ll e Litoral Norte, somando cerca de 2 milhões de habitantes. Ressaltou que a causa é justa, especialmente, no sentido de reparar injustiças que o nordeste sempre foi vitima, recebendo menos instituições de ensino, comparando-se com outros estados brasileiros. “A Bahia é três vezes maior que o Rio Grande do Sul, porém, tem menos instituições federais”, salientou. 
Segundo Carlos Alberto, os primeiros passos para que a conquista da UFNB se concretize, é mobilizar a população, realizar Audiências, divulgar e coletar assinaturas suficientes para demonstrar o anseio dos nordestinos, e, posteriormente, levar a demanda à representantes do Poder Público. Onde já se tem um encontro marcado com o Ministro de Educação, para o dia 04 de junho. Encerrou ressaltando que é necessária a confiança e mobilização dos jovens, que são os principais interessados.

A Audiência foi finalizada deixando o desafio de serem conseguidas 15 mil assinaturas na cidade de Capim Grosso, somando 50% da população do município. Toda e qualquer pessoa pode assinar a petição, desde que seja maior de 12 anos e seja portador de RG ou CPF.
Fonte: http://www.frnoticias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário