A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gavião: A SECA NO SERTÃO



Mesmo com a chuva fina  que vem caindo em parte do sertão, o efeito da seca continua visível em muitos lugares. No município de GAVIÃO o cenário é avassalador. Não precisa ir tão longe pra verificar os estragos que a seca provocou. Diversos animais mortos, falta de alimentos nas pastagens, represas vazias, prejuízos no rebanho, economia do município afetada por falta da chuva que não veio  nessa longa estiagem de quase três anos. 
Moro aqui próximo ao rio, há quase 50 anos e nunca presenciei o rio seco como está agora, indagou José Carlos que possui uma propriedade as margens do rio jacuípe a menos de três quilômetros  da sede do município, ele se refere ao momento critico pelo qual passa o rio jacuipe. Que em muitos trechos já secou, como mostram as fotos publicados nessa matéria.
barragem da cachoeirinha seca 
Para tentar amenizar essa situação,  o município através da SECRETARIA DE AGRICULTURA vem fazendo sua parte, com projetos de combate a seca, mais de um milhão de reais já foram liberados junto ao Banco do Nordeste agencia Jacobina, para os produtores da agricultura familiar através do pronaf. A EBDA também é parceira na elaboração de alguns projetos de inclusão social e combate a seca. Além dos projetos rurais, a secretaria coordena programas sociais como GARANTIA SAFRA e BOLSA ESTIAGEM. O município também disponibiliza carros pipas para distribuição de água para zona rural do município por meio da Secretaria de Transporte. Pra encerrar essa matéria, vale pedir as graças Divina para que as chuvas venham em abundância. Enquanto  não vem, fica a frase do velho Luis Gonzaga, "Só deixo meu Cariri no último pau de arara".

Por Beto Oliveira
Fotos Luis Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário