A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

sábado, 6 de abril de 2013

BACIA DO JACUÍPE: PREFEITO DE CAPIM GROSSO REIVINDICA INCLUSÃO DO MUNICÍPIO NO TERRITÓRIO


Capim Grosso está localizado a 281 km de Salvador. O município pertence atualmente ao Território de Identidade Piemonte da Diamantina, mas segundo o prefeito Sivaldo, Capim Grosso tornou-se um pólo regional que geograficamente e culturalmente relaciona-se de modo mais próximo com os municípios do Território Bacia do Jacuípe. 
Nesta quinta-feira, 2, o prefeito Sivaldo e a deputada Neusa Cadore reuniram-se com o secretario de planejamento do estado, Sérgio Gabrielli,  para debater o procedimento de mudança do município para o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.
A audiência contou também com a participação do prefeito Eliezer Costa e Valcyr Rios, presidente e secretário executivo do Consórcio da Bacia do Jacuípe, respectivamente, além da secretária de educação de Quixabeira, Maria Ernestina, e diretores e técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN).
Gabrielli informou que o município deve oficializar o pedido até o penúltimo ano de vigência do Plano Prurianual (PPA) estadual. O secretario disse ainda que será realizado na região, no dia 12 de julho, o Diálogo Territórial, e em abril a SEPLAN iniciará cursos para treinar funcionários das prefeituras para elaboração do PPA municipal.
O prefeito Sivaldo protocolou a solicitação do Executivo municipal, bem como ofícios de organizações da sociedade civil que manifestaram apoio à iniciativa. Ele gostou da proposta da SEPLAN para capacitar pessoal para o PPA do município e reafirmou a importância da inclusão de Capim Grosso no território pleiteado. “Nós estamos diretamente ligados a outros municípios como São José do Jacuípe, Quixabeira, Gavião e isso se reflete na cultura e na economia da região”, afirmou o prefeito.
Neusa defendeu o pleito e disse que a participação de Capim Grosso tanto no Consórcio quanto no Território vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento dessa região. “É legitima essa solicitação e por isso vamos continuar defendendo a inclusão no outro Território, pois o município é referência para vários municípios do Jacuípe”, declarou Cadore.     
Território de Identidade
O Governo da Bahia reconhece a existência de 27 Territórios de Identidade, formados de acordo com as especificidades de cada região. Essa estratégia serve para identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, o que estimula o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre essas regiões.
Segundo a SEPLAN, “o Território é conceituado como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial”.
Saiba mais sobre os Territórios no site da SEPLAN.
Lino Filho – Ascom Neusa Cadore

Nenhum comentário:

Postar um comentário