A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

domingo, 6 de maio de 2012

Municípios baianos estão cancelando as festas juninas por causa da estiagem


O longo período de estiagem tem ameaçado a realização das tradicionais festas de São João e São Pedro em diversos municípios baianos.
Muitas cidades já anunciaram o cancelamento dos festejos, a exemplo de Tucano, Itabuna, Serrolândia, Várzea Nova e Miguel Calmon, que seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que as unidades federativas atingidas pela estiagem “adotem uma imperiosa necessidade de contenção de despesas”.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) estima em 2,6 milhões o número de pessoas afetadas pela seca. O município com maior população atingida é o de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, com 55 mil moradores diretamente prejudicados pela falta d'água.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, José Ferreira Sales, também conhecido como “Zé Grande”, a suspensão do São João e São Pedro é uma das alternativas que podem ser adotadas pelo Governo Municipal para intensificar o combate à seca.
“Os recursos gastos com as festas podem ser revertidos para ajudar os trabalhadores rurais. As festividades juninas já foram suspensas em alguns municípios da Bahia, com intuito de reduzir despesas e aumentar a aplicação de recursos no combate à seca na zona rural”, avaliou Zé Grande.
Arcebispo de Feira reage

Nenhum comentário:

Postar um comentário