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sábado, 11 de janeiro de 2014

Uefs oferece mais de 900 bolsas para o Programa de Iniciação à Docência


No período de 13 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014, a Universidade Estadual de Feira de Santana inscreve candidatos a bolsas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (Pibid). Serão oferecidas 857 bolsas para o período de 2014 a 2018, destinadas a estudantes dos cursos de Licenciatura da Uefs e professores da Educação Básica das escolas estaduais e municipais de Feira de Santana, parceiras do Programa, e outras 49 para coordenadores, no total de 906 bolsas.
 
A inscrição deve ser feita na Pró-Reitoria de Graduação da Uefs, localizada no primeiro andar do prédio da Reitoria e/ou pelo site prograd.uefs.br/pibid, que também disponibiliza os editais. A seleção vai contar com três etapas: prova escrita, entrevista e análise de currículo.
 
A promoção é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Diretoria de Educação Básica. O Programa é executado pela Uefs por meio da Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio da Direc 2.
 
O Pibid tem seu início efetivo em 14 de março. No dia 19, será realizada solenidade para abertura oficial, com a participação das comunidades interna e externa, a partir das 8h30, no Auditório Central.
 
Inserção
 
Na Uefs, o Pibid foi iniciado em 2009 com a participação de cinco cursos de Licenciatura e com a oferta de 130 bolsas. Agora, o Projeto passa a ter todos os 14 cursos de licenciatura com subprojetos e ainda um subprojeto interdisciplinar envolvidos no Programa. O Programa conta com coordenadores de área, de gestão pedagógica e institucional do quadro de professores da graduação da Uefs.
 
O pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
 
Isso, conforme observa, não só subsidia a formação dos novos professores, como estreita os laços entre a Universidade e comunidade por meio das escolas públicas. “O desafio é fazer com que essa parceria cada vez mais se fortaleça, contribua com a formação e identidade docente dos licenciados, seja um agente catalisador de transformações na cultura escolar e melhore a qualidade da educação em nossa cidade”.

Fonte: http://www.acordacidade.com.br/

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