A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nosso compromisso com o Vaticano II

     O Concílio Ecumênico Vaticano II foi consagrado como o maior evento católico do século XX. Convocado pelo papa João XXIII em 25 de dezembro de 1961 - e oficialmente aberto em 11 de outubro de 1962 -, foi encerrado pelo papa Paulo VI em 8 dezembro de 1965. foram quatro anos de encontro, oração, reflexão, debates e conclusões. O seu legado foi precioso, registrado em quatro constituições, nove decretos e três declarações.

     Nesse elenco doutrinário e pastoral se encontra o indispensável para a atualização e a renovação da Igreja, o maior objetivo do concílio, bênção imensa de Deus ao seu povo. Todavia nenhum benefício ele traria para a Igreja e para a humanidade se tudo que foi produzido permanecesse intocável e cuidadosamente guardado nos arquivos eclesiásticos. Os documentos do Vaticano II exigem estudo e prática,  compreensão e iniciativa, não só da hierarquia, como também de todos os cristãos. Suas propostas valem não apenas para os dirigentes, mas para o mais anônimo seguidor de Jesus, porque todos são Igreja.

     Durante a sua realização e depois da sua conclusão houve aplausos, assim como condenações. foram muitos os que se dispuseram a pôr em prática suas conclusões, mas também não faltou oposição, o que indica que na Igreja têm lugar tanto os que olham para a frente como os que se prendem ao passado, rejeitando qualquer inovação. Se nos incluímos entre os que desejam uma face sem rugas à Esposa de Jesus, buscamos novos caminhos em meio à realidade atual, para que ela possa desempenhar sua missão transformadora da sociedade em que está inserida.

     O mundo mudou muito nas últimas décadas. Os avanços tecnológicos foram fantásticos. Entretanto eles só significam progresso quando servem o bem comum, correspondem aos princípios éticos e às exigências da justiça e da verdade. Levemos a sério o nosso compromisso com o Vaticano II, para que a Igreja de Jesus possa salvar a humanidade, atualmente tão distante do projeto do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário