A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“Dia do Basta” mobiliza 60 cidades por um Brasil sem impunidade e corrupção


Em Capim Grosso, o movimento será realizado as 16h, na Avenida ACM, com participação de grupos jovens representando o município e cidade vizinhas, tendo como lema:  “O povo acordou! O povo decidiu! Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil!”.
A internet trouxe a possibilidade de vários tipos de mobilização e um dos movimentos que vem chamando a atenção é “O Dia do Basta”. A manifestação é contra a corrupção e acontece de forma descentralizada em várias parte do país “Conseguimos reunir na última manifestação do dia 21 de abril de 2012 quase 100 mil pessoas por todo o Brasil” declarou Rogerio Polenta um dos organizadores.
O movimento foi idealizado por Erik Chendo e Renato Felisoni Jr (que se desligou). Hoje a coordenação é composta por Erik Chendo e Laura Furquim (Coordenação Nacional).
A primeira ação foi o protesto no dia 2 de julho de 2011, inicialmente no Rio e em São Paulo, mas hoje atinge praticamente todo o país e a próxima atuação será a “Marcha contra a Corrupção e a Favor da Educação” que acontecerá no dia 07 de setembro.
Confira entrevista com Rogerio Polenta que fala o que é e quais são as reivindicações do movimento.
O que é O Dia do Basta?
R:O Dia do Basta é um movimento social pacífico e sem fins lucrativos. Nosso objetivo é o resgate da ética e da moralidade no Legislativo, Executivo e Judiciário brasileiros, em todos os níveis da administração pública seja nacional, estadual ou municipal. Em outras palavras, o movimento é a favor de um Brasil livre de impunidade, e também contra a corrupção.
Para tal, buscamos mobilizar a sociedade brasileira para a troca de ideias, ações e manifestações não só na internet, mas também e principalmente, nas ruas e praças das cidades brasileiras, contra a corrupção impune. Por isso somos a favor da “Ficha Limpa”, prova de que a sociedade organizada e ativa consegue a aprovação de propostas contra a corrupção. Porém, ainda há muitas outras propostas e projetos que precisam da pressão social para que não sejam engavetados e esquecidos.
Não temos filiação política, somos apartidários. Somos um movimento inteiro e não partido, inteiro do Brasil e pelo Brasil. Por isso, não favorecemos estrelismos, sobretudo, condenamos atitudes de publicidade pessoal.
Já estamos presentes em diversos estados e cidades. No dia 7 de Setembro iremos às ruas mais uma vez! Participe conosco! Ou para a corrupção, ou nós, o povo brasileiro, paramos o Pais. Venha cobrar honestidade e transparência na administração do nosso Brasil!
Quais as principais reivindicações?
R: O Dia do Basta levanta 4 bandeiras: somos a favor de 10% do PIB para a educação; voto aberto parlamentar, fim do foro privilegiado para o corrupto e corrupção como crime hediondo.
O que nos levou a dizer basta? Muitos brasileiros conquistaram estabilidade, muitas famílias se sentam à mesa farta nos finais de semana, coisa que outrora não se via, mas tudo através do esforço e da garra do povo brasileiro, a contribuição do governo é aumentar cada vez mais a já pesada carga de impostos sobre a nação. E quando paramos pra ver o que retorna para nós, dos impostos e taxas que pagamos, a revolta cresce, e os escândalos de corrupção (cada vez mais frequentes), que se arrastam por anos e anos, governos e governos, e o que dizer sobre a impunidade?
Matéria: Alexandre De Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário